BUNKYO DE REGISTRO CULTURA, HISTÓRIA E TRADIÇÃO

Marco da colonização japonesa no Estado de São Paulo, Registro tem no Bunkyo o personagem principal do incessante trabalho de fomento à cultura nipônica na região. A realização do Tooro Nagashi está entre as várias ações desenvolvidas com sucesso pela entidade, que nasceu da união das associações japonesas de bairro formadas há quase 100 anos.

A Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro, também chamada de Bunkyo, tem origem no Bunkakyokai, entidade que no passado reuniu as nihonjinkais, associações de bairro criadas durante o processo de colonização japonesa em Registro/SP, na segunda década do século XX. Responsável por diversas atividades sociais e culturais durante muitos anos, o antigo Bunkakyokai integrou o departamento cultural do RBBC (Registro Base Ball Club), atual ACER, criado em 1947.

Já consolidado na comunidade por sua atuação junto com o RBBC, o Bunkakyokai tornou-se Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro – Bunkyo, fundada em 21 de junho de 1994. Fortaleceu a área cultural, criou o Nihongogakko (Escola de Língua Japonesa), ampliou o leque de atividades e, em 2003, construiu sua sede própria, marcando as comemorações aos 90 anos da colonização japonesa no Vale do Ribeira.

O Bunkyo de Registro possui vários departamentos que funcionam ativamente: departamento das senhoras, radio taisso (ginástica de alongamento), wadaiko (prática do taiko, tambor japonês), minyo (dança folclórica japonesa), escola de língua japonesa, shunjukai (Associação dos Anciãos), dança japonesa, ikebana, curso de culinária japonesa, curso de informática em japonês e cerimônia do chá.

Promove anualmente vários eventos, entre os quais, Festa do Sushi, Bon Odori, Undokai, Keirokai, Semana da Cultura Japonesa, Almoço Oriental, Tooro Nagashi e Moti Tsuki, sempre com o intuito de divulgar e manter viva a cultura japonesa, fomentar o turismo, gerar negócios e favorecer a economia local.

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.